logo

O amanhecer é feito de esperança

Existem manhãs em que abrimos a janela e temos a impressão de que o dia está nos esperando. Nenhum amanhecer é igual ao outro. A distração, ao acordar, não favorece a percepção das sutis diferenças entre um e outro dia. Da mesma forma, ninguém acorda todos os dias do mesmo jeito. A vida é, de fato, cheia de novidades. São pequenos detalhes que merecem um espaço de contemplação e de gratidão. Alguns escolhem dormir mais um pouco e, depois, por causa do atraso acabam esquecendo de olhar ao redor e admirar a obra da criação. Não são poucos os que dão conta das atividades, mas esquecem de acordar verdadeiramente. No amanhecer a vida aguarda por encaminhamentos. A consciência diante da importância de começar bem, espantando o desânimo, é fundamental para que o dia decorra numa sequência saudável.

O querer estar bem é uma decisão que depende de cada um. A grande maioria deixa o dia acontecer para ver no que vai dar. Ao contrário, cada vez mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.

 É uma questão de inteligência e de vigor querer que tudo fique bem, desde o ato de acordar. Como é maravilhoso abrir a janela e ter a sensação de que o dia está de braços abertos, esperando e torcendo para que tudo dê certo. Convém recordar que o dia não está pronto. Cada amanhecer é uma construção, que supõe acabamentos e decisões. Quem escolhe a serenidade, torna-se capaz de tratar os problemas com mais paciência, sem o risco de colocar os pés pelas mãos. Por isso, viva com muita calma entre a pressa e os ruídos e lembre-se de quanta paz há no silêncio. Diga a sua verdade com calma e tranquilidade, mas ouça os outros, mesmo os mais medíocres, eles também têm sua história. Evite pessoas espalhafatosas e agressivas. Não se compare com os outros para não se tornar vaidoso ou amargo. Sempre haverá pessoas melhores e piores que você. Seja sempre você mesmo, nunca finja afeição nem seja um cínico em relação ao amor. Não existe ser humano sem dificuldades e sem alguns sofrimentos. O segredo está na reação de cada um.

Muitas pessoas convivem bem com suas mazelas pessoais e familiares: até gostariam de solucionar alguns dramas, mas aceitam continuar a caminhada, sem perder a esperança. A grande maioria, porém, multiplica reclamações e insatisfações.

Tenhamos presente que cada instante que passa é uma gota de vida que nunca mais torna a cair. É hora de acordar e aceitar o que não pode ser mudado, por enquanto. Um dia tudo será diferente. Enquanto esse dia não chega, o segredo é viver com entusiasmo, removendo as pedras e plantando flores. Que o Senhor nos abençoe!

Topo