Evento aguardado há meses pelas escolas de Coronel Vivida, o Festival de Cinema Meteoro de Ouro inicia nesta quinta-feira (8), no Centro Cultural Benedito Rakowski. Coordenado por Katyuscia Sosnowski, professora de Artes no IFPR – Campus de Coronel Vivida, o projeto foi realizado junto a 93 estudantes e 22 professores em nove escolas da rede pública local.
Nos últimos meses, eles se dedicaram à produção de curtas-metragens. Os melhores trabalhos, selecionados por um júri especializado, serão exibidos ao público nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9). No sábado (10), haverá a premiação para os responsáveis pelos melhores filmes, escolhidos pelo público.
O festival está dividido em duas mostras: Asteroides e Cosmos. Na Mostra Asteroides, participam filmes produzidos por estudantes do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental, enquanto a Mostra Cosmos exibe trabalhos de alunos do 9º ano ao Ensino Médio. Ao todo, serão apresentados 16 curtas-metragens.
“O Centro Cultural se transformará em um grande cinema, exibindo filmes com temáticas ambientais e duração de até oito minutos. A entrada é gratuita. Estamos organizando esse festival com recursos da Lei Paulo Gustavo, proporcionando uma experiência única de aprendizado e expressão artística para nossos estudantes”, destacou a professora Katyuscia Sosnowski.