Anthropic e Igreja Católica

Share:

Imagine uma tecnologia capaz de produzir textos, responder a perguntas, auxiliar professores e influenciar a maneira como compreendemos o mundo. Agora, pense em uma pergunta: quem define os valores que orientam essa inteligência artificial? É nesse cenário que se estabelece uma aproximação significativa entre a Anthropic, empresa norte-americana responsável pelo assistente Claude, e representantes da Igreja Católica.

A Anthropic desenvolve sistemas de inteligência artificial (IA) e procura estabelecer princípios éticos para orientar seu funcionamento. Uma de suas iniciativas é a Constituição do Claude, documento que reúne diretrizes para o comportamento do assistente. Nesse processo, a empresa contou com contribuições de especialistas externos, entre eles pessoas ligadas ao ambiente intelectual e institucional católico, como o padre Brendan McGuire, o bispo Paul Tighe e o estudioso de ética tecnológica Brian Patrick Green. Isso não significa, porém, que a Igreja Católica, como instituição, tenha participado oficialmente da elaboração do documento.

Essa aproximação ganhou destaque em 25 de maio de 2026, durante a apresentação, no Vaticano, da encíclica Magnifica Humanitas, do papa Leão XIV, dedicada à salvaguarda da pessoa humana na era da IA. Na ocasião, Christopher Olah, cofundador da Anthropic, foi convidado a proferir uma intervenção sobre os desafios éticos da IA. Sua presença evidenciou a disposição do Vaticano em dialogar com o setor tecnológico, aproximando-o da filosofia, da ética e da reflexão religiosa. Isso não significa, porém, que a empresa tenha elaborado a encíclica em parceria com a Igreja ou que o Vaticano aprove integralmente seus produtos.

A questão vai muito além de uma empresa ou de um assistente virtual. A IA já influencia a educação, o trabalho, a comunicação, as relações humanas etc. Embora ofereça possibilidades de ampliar o acesso à informação e facilitar tarefas, também levanta preocupações sobre autonomia, responsabilidade, justiça e dignidade humana. Afinal, eficiência não é sinônimo de sabedoria, assim como produzir respostas não significa compreender plenamente suas consequências.

Nesse contexto, a Igreja Católica tem a oportunidade de contribuir para o debate público, recordando que o progresso tecnológico precisa estar a serviço da pessoa humana e do bem comum. Isso exige diálogo, discernimento e, também, autonomia crítica diante dos interesses econômicos que orientam o setor.

O desafio, portanto, não consiste apenas em criar máquinas cada vez mais inteligentes, mas em decidir que sociedade queremos construir com elas. Não basta perguntar o que a IA é capaz de fazer. É preciso perguntar o que deve fazer, a serviço de quem e com quais consequências para a humanidade.

Pe. Judinei Vanzeto, SAC – Jornalista

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *