Comunidade Palotina se reúne para celebrar novo bispo: dom Clésio Facco

Share:
Foi celebrada neste domingo (17) a ordenação episcopal e a posse de dom Clésio Facco como bispo da Diocese de Uruguaiana (RS). A cerimônia ocorreu às 15 horas, na Catedral de Sant’Ana, e marcou a abertura de um novo capítulo na história da Igreja local, que completa 115 anos. Dom Clésio torna-se o 9º bispo diocesano.
A ordenação foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Antônio Brustolin, com a participação do bispo de Palmas–Francisco Beltrão (PR), dom Edgar Xavier Ertl, e do arcebispo de Cascavel (PR), dom José Mário Angonese. O lema episcopal escolhido por dom Clésio é “Permanecei firmes na fé” (1Pd 5,9).
Em seu primeiro discurso, o novo bispo destacou a importância da família em sua formação. “Acolho este chamado vocacional, expressando a vontade divina. O coração cheio de alegria, quero agradecer minha família, que desde pequeno me ensinou o valor do trabalho, da honestidade e da fé. Foi nela que aprendi a cultivar a esperança e servir a Deus na Igreja”, afirmou.
Dom Clésio também ressaltou a influência da Congregação Palotina em sua trajetória. “Foi na família Palotina que pude cultivar e aprimorar os dons que Deus me concedeu. Sempre em meu coração e em meu ministério estará presente a marca espiritual e missionária deixada em herança por São Vicente Pallotti”, disse.
O novo bispo definiu sua missão pastoral com simplicidade: “Quero ser um bispo que anima a fé no povo, que mantém viva a esperança em meio às tribulações e que promove o amor como força transformadora da Igreja e da sociedade.”
Por: Francione Pruch
Fotos: Pascom Diocese de Uruguaiana

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *