O Sindicato Rural de Coronel Vivida comemora nesta terça-feira, 9 de junho, seus 69 anos de fundação. A entidade teve origem em 1957, quando ainda era denominada Associação Rural de Coronel Vivida, criada por iniciativa do padre Claudino Magro, que se tornou o primeiro presidente da instituição.
Conforme registros históricos da entidade, a fundação ocorreu em 9 de junho de 1957. Além de Padre Claudino Magro na presidência, a primeira diretoria era composta por João Romano Polese como vice-presidente, Luiz H. Martinazzo como secretário e Arlindo Zamarchi como tesoureiro. Em 18 de maio de 1978, a associação foi oficialmente transformada em Sindicato Rural.
O atual presidente, Cleverson Mattei, destaca que a criação da entidade nasceu da visão de unir os produtores rurais em defesa de seus interesses. Segundo ele, um depoimento deixado pelo fundador revela a preocupação da época com a organização da classe agrícola.
“Ele percebeu que era preciso unir os agricultores. No linguajar da época, ele dizia que era preciso unir os colonos para defender seus interesses e fortalecer a comercialização da produção”, relata Mattei.
A entidade passou a integrar o Sistema FAEP após a assinatura da carta sindical em 1978. Hoje, faz parte de uma estrutura composta pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e 163 sindicatos rurais distribuídos pelo estado.
Para Mattei, a força do sindicato está justamente na representatividade coletiva. “Um agricultor sozinho muitas vezes não consegue ser ouvido. Quando a reivindicação chega ao sindicato, passa pela FAEP e pela CNA, ela ganha força e representatividade”, afirma.
Ao longo das décadas, o Sindicato Rural de Coronel Vivida participou de diversas mobilizações e conquistas em benefício do setor. Entre os exemplos recentes citados pelo presidente estão ações que contribuíram para impedir o aumento expressivo das taxas cartorárias e a articulação para viabilizar o leilão de PEP do trigo.
Outro destaque é o trabalho de capacitação realizado por meio do SENAR. Somente em 2026, cerca de 30 cursos já foram promovidos no município, com expectativa de alcançar aproximadamente 70 atividades até o fim do ano.
Mattei também ressaltou o caráter voluntário da diretoria. “Nenhum diretor recebe remuneração pelo trabalho prestado. É um serviço realizado por amor à entidade e pela importância que o Sindicato Rural tem para os agricultores”, enfatiza.
Próximo de completar sete décadas de existência, o Sindicato Rural de Coronel Vivida segue como uma das entidades mais tradicionais do setor agropecuário paranaense, mantendo o propósito idealizado por seu fundador: fortalecer a união e a representatividade dos produtores rurais.

