Pela primeira vez na história do município de São João, que conta com 12.297 habitantes, será realizada uma eleição suplementar para a escolha de prefeito e vice-prefeito. O pleito acontece neste domingo (05), das 8h às 17h. A população terá duas opções de chapas para decidir quem assumirá o comando da administração municipal.
“As regras são as mesmas aplicadas nas eleições do ano passado. A única diferença está no calendário, que é mais enxuto, com menos dias para propaganda e organização do pleito”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral de São João, Guilherme Rielo Barbosa.
A eleição terá dois candidatos concorrendo. A Coligação União pelo Progresso: Altair José Gasparetto – Vadeco (PSDB) para prefeito e Quitéria Von Frühauf Machado (MDB) como vice.
Do outro lado a Coligação O Futuro de São João, Agora em Suas Mãos: Joni Zanella Ferreira (PL) para prefeito e Fabiana Mioranza (PSD) como vice.
Os locais de votação e as seções eleitorais permanecem os mesmos. “Sempre orientamos que o eleitor confira seu local de votação no aplicativo e-Título ou no site do Tribunal Superior Eleitoral. Também é importante lembrar que as proibições continuam as mesmas, como boca de urna, aglomerações e compra de votos”, reforçou Barbosa.
Motivo das novas eleições
No dia 02 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) cassou, por unanimidade, os mandatos do então prefeito Clóvis Cucolotto e do vice Valdir Wiesenhutter, aplicando ainda inelegibilidade por oito anos. A decisão apontou abuso de poder político e econômico, além do uso indevido da estrutura pública na eleição de 2024. Clóvis recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a cassação, em 12 de julho o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Dal Alba, assumiu interinamente o comando do Executivo até a posse da nova chapa eleita.
Outras cidades com eleições suplementares
Além de São João, outros dois municípios do Paraná também realizarão eleições suplementares neste domingo: Cruzeiro do Iguaçu e São Tomé.
Cruzeiro do Iguaçu: Dilmar Turmina e Vonei Vacca disputam contra Jean Carlos Cardoso e Alvir Guyss.
São Tomé: a disputa é entre João Paulo Travassos Raddi e Osmir dos Santos contra Vagner Polizel e Elvis Eduardo Pereira.
Por: Francione Pruch
