Geral

Frio constante em plena primavera: entenda o que está acontecendo com o clima

Nos últimos dias, a mudança brusca de temperatura em Coronel Vivida e região tem surpreendido os moradores. Em questão de horas, o clima alterna entre frio e calor, com ventos fortes que intensificam a sensação térmica.

Mas afinal, o que explica essas oscilações em plena primavera? A Rádio Pallotti conversou com o meteorologista Ronaldo Coutinho, do Clima Terra, que esclareceu: a principal causa é o fenômeno climático La Niña, que deve permanecer ativo até 2026.

“Em anos de La Niña, a primavera costuma ser mais fria. A chuva pode interferir, mas o frio é quase uma regra. Esse comportamento lembra 1999. O frio em outubro é normal, mas o que chama atenção agora é a constância, praticamente sem períodos de calor”, explicou Coutinho.

De acordo com o meteorologista, o final de semana será de temperaturas elevadas, com possibilidade de chuva na tarde deste sábado (25) e domingo. A partir de terça-feira (28), no entanto, uma nova queda nos termômetros deve ser registrada.

“O La Niña vai durar todo o ciclo de 2025 e 2026. No verão, o que deve surpreender são alguns dias frios. As projeções indicam que novembro terá temperaturas abaixo da média”, destacou.

Além do impacto direto no clima, o fenômeno também afeta a agricultura regional. Enquanto o frio nas manhãs e o calor nas tardes favorecem o desenvolvimento do milho, a soja tende a sofrer com as baixas temperaturas, que aumentam o risco de doenças e reduzem a produtividade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *